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Atividades Complementares

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

 

I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

 

Art. 1º. O presente Regulamento tem por finalidade normatizar o oferecimento, a matrícula, o aproveitamento e a validação das atividades complementares que compõem o núcleo flexível do currículo pleno do curso de Design, sendo o seu integral cumprimento indispensável para a colação de grau.

 

Art. 2º. O núcleo flexível do currículo do Curso de Design compõe-se de atividades complementares de ensino, pesquisa, extensão e estágio definidos no seu currículo pleno, em consonância com o estabelecido no Conselho de Curso.

 

Art. 3º. Os objetivos gerais das atividades complementares são os de flexibilizar o currículo dos Cursos de Graduação e propiciar aos seus alunos a possibilidade de aprofundamento temático e interdisciplinar.

 

II – DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

 

Art. 4º. Compõem-se as atividades complementares do currículo do Curso de Graduação em Design num total de 120 (cento e vinte) horas/aula.

 

Art. 5º. Serão consideradas atividades complementares do Curso de Graduação em Design as descritas nos incisos abaixo:

I – Projetos e programas de pesquisas orientados por docentes da Universidade Católica Dom Bosco;

II – Curso de informática de programação visual e projeto de produto;

III – Cursos de artes visuais;

IV – Eventos diversos na área específica (seminários, simpósios, congressos, conferencias, etc.);

 V – Eventos do curso como; exposições, workshop, etc;

VI – Participação em atividades de extensão do curso de Design e outros da Universidade Católica Dom Bosco;

VII – Outras atividades complementares, compreendendo:

a –  Representação estudantil; (Centro Acadêmico; Conselho de classe)

b – Cursos de formação profissional aprovado pela coordenação de Curso;

c – Assistir, comprovadamente, defesas de trabalhos de conclusão do curso de Graduação de Design ou áreas afins, defesa de dissertação de mestrado e defesa de tese de doutorado da sua área ou de áreas afins;

d – Promoção e organização de eventos técnico-científicos realizados na Universidade Católica Dom Bosco;

e – Atividades diversas, -analisadas e autorizadas antecipadamente, em cada caso específico.

Parágrafo Único - As ações educativas desenvolvidas no âmbito do Estágio Obrigatório, para os alunos do 5º semestre não poderão ser computadas cumulativamente como Atividades Complementares, assim como as Atividades Complementares não poderão ser computadas como atividades do Estágio Obrigatório, quando houver.

 

Art. 5º - Para obter reconhecimento formal e registrar a sua participação em Atividades Complementares, cabe ao aluno elaborar relatório do trabalho em formulário próprio, o Relatório de Atividades Complementares - RAC e entregá-lo à Coordenação de Curso em data pré-estabelecida.

 

§ 1º - Cabe ao aluno guardar o comprovante VIA ALUNO do RAC, até verificar o seu lançamento da carga horária de cada atividade realizada.

§ 2º É indispensável o correto preenchimento do Relatório das Atividades Complementares - RAC, bem como sua entrega no local.

 

Art. 7º - As atividades complementares devem ser realizadas e desenvolvidas abrangendo os vários períodos letivos do Curso, determinados pelo curso.

 

III – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Art. 8º Compete ao Conselho de Curso dirimir dúvidas à interpretação deste regulamento, bem como suprir as suas lacunas que venham surgir, expedindo os atos complementares que se fizerem necessários.


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